As próximas cinco edições daquele que é considerado o maior evento de empreendedorismo tecnológico do mundo vão-se realizar na Universidade do Porto. A primeira edição, onde se esperam mais de 500 estudantes e uma centena de mentores, acontece entre 17 de julho e 5 de agosto.
Depois das últimas edições em Cascais, a European Innovation Academy (EIA) mudou-se agora para o Porto, onde irá ficar durante os próximos quatro anos. Considerado como o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo, a primeira edição, nesta cidade, conta já com a participação de mais de 500 estudantes de 120 universidades internacionais e uma centena de oradores.
Durante três semanas, alunos e mentores irão juntar-se nas instalações da Faculdade de Economia e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto para mergulhar nos grandes temas do empreendedorismo e da inovação – das tecnologias 5G, à economia da Inteligência Artificial, passando pelas potencialidades do Big Data.
A vinda do evento, resultado do esforço conjunto da Universidade do Porto e da Câmara Municipal do Porto, através da iniciativa ScaleUp Porto, visa transmitir aos estudantes quais as etapas fundamentais para criar e lançar projetos empreendedores capazes de sobreviver no mundo competitivo e tecnológico que terão de enfrentar.
As mentorias serão asseguradas por especialistas de diversas universidades internacionais, como é o caso da Stanford ou da Berkeley, na Califórnia, bem como de técnicos e gestores de empresas com sede em Silicon Valley, como, por exemplo, Google, Amazon, Microsoft, Uber ou Facebook. As três semanas que dura o programa irão servir para abordar áreas que vão da gestão ao marketing, da tecnologia ao design, dos negócios ao investimento.
As mentorias estão organizadas em módulos distintos, com as manhãs reservadas às aulas expositivas e as tardes destinadas às aulas práticas em que os grupos de alunos desenvolvem os seus próprios projetos. Com a primeira edição marcada para as semanas entre 17 de julho e 5 de agosto, a EIA irá trazer ao Porto, todos os anos, até 2026, centenas de estudantes que, durante a época de verão, irão fazer formação internacional ao mesmo tempo que descobrem o que a cidade tem de inovador e de empreendedor para mostrar.
“Trata-se sobretudo de uma formação onde os participantes contactam com professores, empreendedores, empresários e, sobretudo, trocam experiências uns com os outros”, explicou à agência Lusa Joana Resende, pró-reitora da Universidade do Porto. Ao longo do resto do ano, estão ainda previstas sessões pop-up focadas na inovação e no empreendedorismo que, segundo Joana Resende, têm como intuito aprofundar o ecossistema empreendedor da região e aumentar o impacto da Universidade do Porto na cidade.
A European Innovation Academy, no seu site, descreve-se como “líder reconhecida em educação de empreendedorismo tecnológico” que, ao longo dos últimos nove anos, reuniu mais de 15 mil estudantes e professores oriundos de 85 países. Para além de formações, promove também a discussão de ideias, o networking e a partilha de experiências entre diferentes latitudes do mundo.
Consulte a lista de mentores/oradores e solicite mais informação sobre o programa no site da EIA.