Os Estados Membros da União Europeia, em colaboração com a Comissão Europeia (CE), chegaram a acordo sobre a Connectivity Toolbox (“caixa de ferramentas” da conetividade).
Este acordo consiste num conjunto de boas práticas para permitir e encorajar os operadores a implementar as redes de muito elevada capacidade, nomeadamente o 5G, assim como para aumentar a adesão ao 5G da população em geral.
Duas das boas práticas identificadas na Connectivity Toolbox estão diretamente associadas ao 5G e referem-se:
A) ao incentivo ao investimento e à necessidade de os Estados-Membros disponibilizarem de forma célere parte substancial das bandas harmonizadas 5G para redes de banda larga sem fios.
B) à saúde pública e campos eletromagnéticos e à importancia de informar e educar os cidadãos quanto à implementação do 5G. Nesta medida inserem-se a divulgação de informações científicas e resultantes de diferentes fontes, através de diferentes canais, para aumentar o conhecimento generalizado sobre o 5G e promover a confiança e a aceitação desta nova tecnologia.
A implementação de boas práticas permite aos operadores reduzir custos de implementação da banda larga gigabit e aos Estados Membros adotar uma abordagem mais eficiente para assegurar o acesso dos operadores ao espectro do 5G, de forma oportuna e favorável ao investimento.
Os Estados Membros comprometem-se a iniciar a implementação da toolbox assim que possível. De seguida, devem preparar (e partilhar com a CE até 30 de abril de 2021) os respetivos planos de implementação nacionais, o que deverá coincidir com a finalização dos Planos de Recuperação e Resiliência dos Estados Membros.
Saiba mais sobre a Connectivity Toolbox na página da Comissão.