A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) lançaram, a 23 de fevereiro, o estudo “Acelerar a transição 5G na Europa“.
Este estudo centra-se especificamente nas pequenas e médias empresas (PME) e nas suas necessidades para o desenvolvimento de aplicações relacionadas com o 5G, nomeadamente relativas a financiamento.
Inclui um ponto de situação sobre o estado do 5G na Europa, identificando por um lado um atraso na adoção ao 5G e um insuficiente investimento nas redes 5G na União Europeia (UE). Em particular, refere faltar financiamento de capital de risco na ordem dos 4,6 a 6,6 mil milhões de euros, comparativamente com os Estados Unidos da América.
Neste sentido, o estudo inclui quatro recomendações para aumentar o investimento em 5G na Europa, dedicadas ao financiamento às PMEs. Essas recomendações são as seguintes:
Esta publicação sublinha ainda a importância da 5.ª geração móvel na sociedade e na economia digital europeias da próxima década, acrescentando que as inovações 5G são um elemento chave para impulsionar a competitividade europeia e estimular a recuperação económica.
Consulte este relatório na página do BEI, aqui.