A GSMA Intelligence divulga o seu relatório anual ‘Global Mobile Trends‘, que inclui as tendências subjacentes da indústria das telecomunicações, como a adoção do 5G.
De entre as principais conclusões sobre o 5G, destacam-se no relatório as seguintes:
- Em 2020 verificou-se algum abrandamento inicial dos lançamentos do 5G devido à pandemia, mas esta área conseguiu recuperar até ao final do ano: 113 operadores móveis lançaram uma rede 5G em 48 países.
- Para 2021, o desenvolvimento do 5G estará dependente do nível de recuperação económica da pandemia. No entanto, a GSMA Intelligence refere que a queda contínua dos preços dos smartphones 5G poderá agilizar a adesão a esta tecnologia.
- O relatório inclui ainda alguns resultados do inquérito efetuado pela GSMA Intelligence aos consumidores em 2020, nomeadamente o aumento da proporção de consumidores que refereriam em 2020 pretender fazer upgrade para 5G (37%), face a 2019 (30%).
- Na perspectiva da oferta, refere que 56% dos operadores consideram que a área com o maior potencial para o 5G é a da manufactura, podendo beneficiar do 5G combinado com a Internet das Coisas, com a cloud e usando redes privadas.
O relatório faz parte de uma série anual de relatórios em que temos uma visão de fim de ano sobre as tendências mais importantes que moldam os sectores da telco e dos TMT mais vastos.
O acesso ao relatório pode ser efetuado através do seguinte link.