Lançada pelo Fundo Europeu de Defesa, a iniciativa reunirá duas dezenas de entidades de 11 Estados-Membros para desenvolverem futuros sistemas de comunicações suportados nas capacidades operacionais do 5G. Os resultados esperados incluem o reforço da resiliência e soberania do bloco comunitário e aplicações militares que possam fornecer competências avançadas a nível estratégico, operacional e tático.
Dotar as forças armadas europeias com sistemas de comunicação multidimensionais resilientes, incluindo funcionalidades mais avançadas e vantagens de custo de ciclo de vida face às redes existentes, é a missão do COMPAD 5G – Communications for Peacekeeping and Defence. O novo projeto, lançado pelo Fundo Europeu de Defesa (FED), irá reunir dezenas de entidades, entre empresas tecnológicas, PME, integradores de sistemas de Defesa, institutos de investigação ou operadores de redes móveis de 11 Estados-Membros da UE e ainda da Noruega.
Com uma duração de 36 meses, os trabalhos vão incluir a elaboração de protótipos, testes e demonstração das capacidades operacionais do 5G integradas com plataformas e sistemas de Defesa. Os parceiros desta iniciativa irão também examinar como a tecnologia das comunicações móveis comerciais pode apoiar a informação sustentada, ajudar a alcançar a superioridade operacional das forças militares e garantir a segurança cibernética e de informação de alto nível.
O 5G oferece uma vasta gama de funcionalidades para complementar com eficácia as atuais normas de comunicações relacionadas com a Defesa, de modo a oferecer capacidades operacionais de última geração às forças militares europeias a nível estratégico, operacional e tático. O consórcio, coordenado pela sueca Saab, reúne 19 entidades, entre as quais a Nokia, a Ericsson ou a espanhola Inster, cada qual encarregue de uma dimensão específica do projeto e que podem ir da integração das redes não terrestres no ecossistema 5G até modelos inovadores de gestão térmica.
Boa parte dos testes serão conduzidos no Campo de Kadaga, na Letónia, naquele que é o primeiro testbed 5G da Europa para fins militares. Lançado em 2020 pelas Forças Armadas e Ministério da Defesa da Letónia, o banco de ensaios tem sido usado não só pelo Fundo Europeu de Defesa, como também pelos aliados da NATO para desenvolver e demonstrar conjuntamente aplicações 5G na indústria da Defesa.
O COMPAD 5G foi lançado a 1 de dezembro de 2022 durante uma reunião em Estocolmo, capital da Suécia, com a participação da Comissão Europeia, de representantes dos Estados-Membros e do consórcio industrial. Os resultados esperados, com a conclusão do projeto, incluem o reforço da resiliência e soberania tecnológica da UE, superioridade da informação, maior interoperabilidade tática das forças militares europeias, que possam conduzir a uma liderança reforçada da indústria europeia em matéria de inovação. Os custos totais elegíveis desta iniciativa elevam-se a 37,1 milhões de euros, dos quais 27 milhões de euros são cofinanciados pelo Fundo Europeu de Defesa.
_____________________
Crédito da imagem de abertura: Saab