A Comissão Europeia apresentou, a 22 de fevereiro de 2021, o Plano de Ação sobre Sinergias entre as Indústrias civil, de Defesa e Espacial, para promover a capacidade tecnológica europeia e apoiar a sua base industrial.
O documento lista as tecnologias críticas destas indústrias que podem contribuir para a soberania tecnológica da Europa através da redução da dependência de outros para assuntos essenciais. Entre as tecnologias identificadas estão a inteligência artificial, a cibersegurança e os sistemas de mobilidade autónomos.
Este Plano de Ação prevê ainda a criação de um Observatório de Tecnologias Críticas para monitorizar as tecnologias críticas e proteger as infraestruturas da União Europeia (UE), como as redes 5G, de eventuais lacunas ou dependências.
Com base nos relatórios deste Observatório, a Comissão irá desenvolver roteiros tecnológicos para impulsionar a inovação em tecnologias críticas para as indústrias civil, de defesa e espacial, procurando estimular a cooperação transfronteiriça e utilizar todos os instrumentos relevantes da UE de uma forma sinergética.
Para saber mais sobre o Observatório e o Plano de Ação, consulte o site da Comissão Europeia, aqui.