O balanço da ANACOM revela que o número de estações de base 5G aumentou 48% no terceiro trimestre deste ano. A maioria das antenas está instalada em áreas urbanas. No final de setembro, havia ainda 37 concelhos a aguardar a chegada das redes móveis de quinta geração.
As redes móveis de quinta geração já cobrem 88% dos concelhos e 39% das freguesias do país, restando agora 37 municípios a aguardar a chegada do 5G. Os dados constam do mais recente relatório trimestral divulgado pela ANACOM, que dá conta de um aumento de 48% no número de estações de base 5G face aos três meses anteriores.
No balanço trimestral, a Autoridade Nacional de Comunicações contabilizou, no final de setembro, 4 317 estações 5G distribuídas por 271 concelhos e 1 191 freguesias. A maioria das antenas encontra-se localizada em “áreas predominantemente urbanas”, correspondendo a 73% do total (3137 estações). Outras 631 estações (14%) estão em “áreas mediamente urbanas” e as restantes 549 (13%) em zonas rurais.
Procurando detalhar a análise da distribuição das estações 5G ao nível das freguesias, tendo em consideração a sua densidade populacional, a Autoridade Nacional de Comunicações concluiu que 20% do total das estações (858) estão em freguesias de baixa densidade. No entanto, 1 347 freguesias de baixa densidade populacional (74%) não dispõem ainda de antenas 5G.
Se no território continental, a rede 5G não cobre ainda a totalidade dos municípios, na Região Autónoma da Madeira, todos os concelhos estão agora servidos por estações de base de quinta geração. Nos Açores, contudo, há ainda oito municípios sem qualquer infraestrutura com tecnologia de quinta geração – Calheta de São Jorge, Corvo, Lajes das Flores, Lajes do Pico, Madalena, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores e São Roque do Pico.
No continente, são 29 os municípios sem cobertura 5G, a maioria (20) no Alentejo, onde estão incluídos os concelhos de Alandroal, Estremoz, Mourão, Portel, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa, no distrito de Évora, Campo Maior, Monforte, Castelo de Vide, Marvão, Sousel e Nisa, em Portalegre, e Alvito, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Moura, Serpa e Ourique, em Beja.
Na região Norte, são três os municípios que esperam pelas redes 5G – Freixo de Espada à Cinta, Penedono e Tabuaço. Nas Beiras, Figueira de Castelo Rodrigo e Pedrógão Grande são os concelhos sem qualquer estação associada à tecnologia 5G. Sardoal e Vila Nova da Barquinha, em Santarém, também não têm estações de base 5G, tal como Alcoutim e Monchique, no Algarve.
O relatório do terceiro trimestre de 2022 da ANACOM revela ainda que a NOS se mantém como o operador que, entre julho e setembro, instalou mais estações de base num total de 1 974 estações (46%), seguindo-se a Vodafone com 1 604 (37%) e, por fim, a MEO com 739 (17%). A evolução face ao trimestre anterior, todavia, mostra que o crescimento das estações instaladas pela NOS foi de 2%, enquanto no caso da Vodafone e da MEO, os valores variaram entre 200% e 65%, respetivamente.
A MEO, no entanto, surge como o operador de telecomunicações com estações de base num maior número de municípios, 218, seguindo-se a NOS, com uma presença em 184 concelhos, e a Vodafone em 179 municípios. Quando se considera o total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G) é a Vodafone que possui o maior número, 16 360 estações, correspondendo a 39% do total. Em segundo lugar, surge a MEO, com 13 711 estações (33%). A NOS é o operador com o menor número, num total de 11 395 estações (28%).
Com a cobertura do 5G a chegar a cada vez mais habitantes, cresce também o tráfego suportado em redes de quinta geração. No final de setembro, existiam em Portugal 1,56 milhões de acessos à internet móvel 5G, perfazendo 16,4% do total de utilização da internet móvel. O tráfego mensal gerado atingiu, por seu turno, 4 953 TB, o que representa 7,6% do total de tráfego móvel. No final do terceiro trimestre, a taxa de penetração dos acessos à internet móvel 5G foi de 15,1 acessos por 100 habitantes.
________________________________
▫▪▫ Consulte o relatório trimestral sobre o balanco do 5G em Portugal no website da ANACOM.